madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2020

Institucional

História

O Centro de Educação Infantil Padre Carlos Zelesny foi fundado em 14 de dezembro de 1991. Possui esse nome em honra ao Padre benfeitor que há tempos remotos pertencia à Paróquia são Sebastião localizada no mesmo bairro da instituição.

Originariamente era mantido pela Cruzada São Sebastião – Associação de leigos pertencentes à Paróquia São Sebastião, que sensibilizada pela situação de crianças e adolescentes vivendo precariamente em favelas (Vila Hilgemberg e Vila Cristina), envolvidos na mendicância infanto-juvenil, entendeu que é dever da família, da comunidade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à saúde, à alimentação, à dignidade, à educação, ao esporte, ao lazer à profissionalização, à cultura, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (ECA, 1990, art. 4º).

Em 1987, a Campanha da fraternidade tinha como tema o menor abandonado seu lema era: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”. A triste realidade de milhões de menores abandonados, vista a luz do evangelho, questionou profundamente a comunidade da Paróquia São Sebastião. Em vista disso, como consta no livro Tombo da Paróquia, página 18 “No dia 19 de março de 1987, a diretoria da matriz convidou toda a comunidade para uma reflexão muito importante: O que a nossa paróquia pode fazer pelo menor? As pessoas presentes na reunião decidiram que o dinheiro da festa do padroeiro, fosse empregado na construção de uma creche em vez da construção do salão de festa da paróquia”.

Foi buscando intervir na realidade de extrema precariedade familiar em que as crianças se encontravam expostas, que o Conselho Pastoral Paroquial da Igreja São Sebastião concretizou o ato de construir na região um Centro de Educação Infantil, tendo como mantenedora a Cruzada São Sebastião.


A instituição nasceu com o objetivo facilitar aos pais o acesso ao trabalho, desta forma atendia integralmente 60 crianças com idade de sete meses a seis anos, oferecia além do suprimento das necessidades básicas de alimentação, assistência higiênica, esporte, lazer, também a formação humana e espiritual, a qual era realizada por cinco funcionárias e um grupo de cinco Religiosas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que chegaram ao local no dia 01 de fevereiro de 1992.

A partir de 1º de abril de 2008, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, através do Centro Integrado de Educação Sagrado Coração - CIESC assumiu o Centro de Educação Infantil Padre Carlos Zelesny, como escola confessional católica.

Hoje, pertencente ao SAGRADO- Rede de Educação. Por ser uma instituição Filantrópica, o Centro de Educação Infantil, mantém se com recursos oriundos do próprio Instituto, campanhas beneficentes, doações esporádicas da comunidade em geral e outras entidades. Atende desde a sua fundação, prioritariamente, a população do bairro, o qual por um lado apresenta um desenvolvimento significativo, com uma infraestrutura capaz de atender às necessidades sociais, religiosas, comerciais e industriais, por outro, a desigualdade social que caracteriza, sobretudo, as vilas Cristina, Hilgemberg, Parque Dom Pedro II, Jardim Maracanã e adjacências.

Grande parte dos moradores dessas vilas são posseiros, ou seja, adquiriram sua propriedade através de usucapião, onde construíram simples e precárias moradias, vivendo, muitos deles, até o momento atual, desprovidos de políticas públicas que garantem saneamento básico, rede de esgoto e pavimentação asfáltica.

Significativo número de famílias são mantidas por mães provedoras, que diariamente enfrentam a luta do trabalho árduo através de serviços domésticos, muitas vezes mal remunerado, e/ ou sem registro em carteira.